Comprar, jogar fora, comprar: A história secreta da Obsolescência Planejada

Standard

indexComprar, jogar fora, comprar: A história secreta da Obsolescência Planejada – Cosima Dannoritzer

Ver documentário online: Aqui

Já alguma vez lhe aconteceu querer reparar a sua impressora ou computador e lhe recomendarem que lhe sai mais barato comprar um novo?? Neste incrível documentário vai entender finalmente toda essa história

Era uma vez… produtos que eram feitos para durar. Então, na década de 1920, um grupo de empresários constatou o seguinte: “Um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio” (1928).

Assim nasceu a “Obsolescência Planejada”. Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada.

Durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens: “obsolescência planejada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário (…)”.

A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixões ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se rebelar…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s