Jamie Oliver ganha à McDonald’s depois de escândalo

Standard

JamieOliver

 

O Chef Jamie Oliver acaba de ganhar uma batalha contra a maior cadeia de “junk food” do mundo. Depois que Oliver mostrou como fazer hambúrgueres, à McDonalds, a marca anunciou que vai alterar a receita.

De acordo com Oliver, as peças de carne gordas são “lavadas” com hidróxido de amónia e, em seguida, utilizadas na fabricação do “bolo” de carne para encher o hambúrguer. Antes deste processo, de acordo com o apresentador, a carne era imprópria para consumo humano.

Oliver, Chef ativista radical, que tinha assumido uma guerra contra a indústria de alimentos, diz: estamos a falar de carne que tinha sido vendida como alimento para cães e após este processo serve para os seres humanos. Para além da qualidade da carne, o hidróxido de amónia é prejudicial para a saúde.

Em outras iniciativas Oliver demonstrou como são os nuggets de frango: Depois de selecionar os “melhores momentos”, o resto: a gordura, pele, cartilagem, órgãos, ossos, cabeça, pernas, são submetidos a separação mecânica liquefeitos, é o eufemismo usado por engenheiros de alimentos, e, em seguida, que a pasta de sangue-de-rosa é desodorada, descoloridos reodorizada e repintado, capeadas de marshmallow farináceos e frito, este é geralmente reboiler em óleos parcialmente hidrogenados, ou seja tóxico.

Nos EUA, Burger King e Taco Bell já abandonaram o uso de amônia nos seus produtos. A indústria alimentar utiliza hidróxido de amónia como um agente anti-microbiano, o que permitiu à McDonalds usar nos seus hambúrgueres de carne de entrada, impróprios para consumo humano.

Mas irritante ainda é a situação em que essas substâncias à base de hidróxido de amónio são consideradas “componentes legítimos para procedimentos de produção” na indústria de alimentos, com as bênçãos das autoridades de saúde em todo o mundo. Portanto, o consumidor não pode nunca por a descoberto o que os produtos químicos que põem na nossa comida.”

Advertisements

5 responses »

  1. Bem, vamos lá a ver agora como vai ser o McDonald’s não fica por aí…. vai ser guerra á concorrencia… Obrigada pela informação 😉

  2. No youtube está disponível um documentário com titulo «O NOSSO VENENO QUOTIDIANO» onde é abordado, o uso de pesticidas na agricultura e os químicos que compõem os produtos alimentares. As empresas do ramo alimentar são uma autentica mafia, falseiam relatórios sobre a ddr desses químicos que enviam para as identidades fiscalizadoras.
    O radicalismo em prol do consumido nunca é demais.

    • Obrigada Jorge pelo comentário.
      Sim, de facto este documentário e o seu link, encontra-se mencionado também aqui no SoPro Verde, na secção de Filmes:
      https://soproverde.wordpress.com/2012/05/25/o-nosso-veneno-quotidiano/
      e há pouco tempo passou na RTP2.
      A não perder, também da mesma autora – Marie Monique Robin – o Mundo segundo a Monsanto:
      soproverde.wordpress.com/2012/05/25/o-mundo-segundo-a-monsanto/
      e As Colheitas do Futuro:
      soproverde.wordpress.com/2012/09/28/a-colheita-do-futuro/‎
      Todos eles fazem parte da triologia sobre contaminação alimentar documentada por essa excelente jornalista de investigação.
      Obrigatório!

    • E cá em Portugal foi um escândalo Carne de Cavalo , por carne de Porco
      ASAE , não vai fechar os MAC ?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s