estou constipado, e agora? dicas naturais :)

Standard

VitaminCConstipação comum – dicas de alimentação saudável para esta queixa

– Beber fluidos abundantemente incluindo:
. água
. infusões (“chás” medicinais, por exemplo, de gengibre – ver post anterior sobre como preparar infusão de gengibre)
. sumos naturais de fruta com vegetais (ex. beterraba, cenoura, aipo, laranja, toranja, maçã, limão). Os sumos naturais frescos de fruta e / ou vegetais devem ser diluídos em água, em especial para crianças pequenas, de modo a não causar cólicas ou diarreias. À medida que a criança cresce pode diminuir de um modo gradual a quantidade de água adicionada ao sumo.
. Evitar alimentos que favorecem a produção de muco, ou que o tornam mais espesso, como açúcares e derivados, lacticínios, alimentos ricos em gorduras saturadas e fritos. O açúcar pode atuar como inibidor do sistema imunitário e deve, como tal, ser limitado numa dieta alimentar saudável, em especial durante as épocas de infeções em que o sistema imunitário tem de estar ativo.
. Fazer um descanso digestivo evitando comidas pesadas. Dar preferência a uma dieta simples e leve, com vegetais, frutas, sopas líquidas (caldos caseiros) e proteínas magras (ex. aves magras, peixe, ovos biológicos).
. Incluir alho, cebola e gengibre fresco na alimentação ou em sopas.
. Fazer uma dieta rica em vitamina A, C, D, zinco e selénio.
. Reforçar o sistema imunitário com um suplemento da linha infantil ou júnior. Administrar a dose recomendada a cada 3 horas durante os 3 primeiros dias, e 3x ao dia durante os 14 dias seguintes.
. No caso de constipações recorrentes durante o inverno, fazer uma toma preventiva de um suplemento para o sistema imunitário no outono, durante 4 semanas.

– Recomendações gerais:
. Em caso de febre alta que não responde a tratamento natural, perca de apetite, vómitos, dificuldade respiratória, dores severas, choro persistente, se a criança sofrer de asma ou se após 5 dias as moléstias persistem, procure atenção médica.
. Limpar o nariz da criança com soro fisiológico ou uma solução salina. Nos bebés aconselha-se esta limpeza antes de amamentar e ao deitar.
. O repouso é importante para uma boa recuperação.
. Evitar o frio.
. Espirrar e tossir para um lenço. No caso de não ter um lenço por perto, espirrar ou tossir para a dobra do cotovelo de modo a cobrir a boca sem contaminar as mãos.
. Arejar a casa diariamente durante pelo menos 15 minutos.
. O material usado pela criança não deve ser partilhado.
. Selecione um infantário com boas práticas de higiene.
. Mantenha o ar do quarto da criança húmido, de modo a impedir que as mucosas nasais sequem e para aliviar a congestão nasal e a tosse. Atenção que demasiada humidade tão pouco é saudável.
. A administração de ácido acetilsalicílico, ou derivados, em crianças com febre de origem viral pode aumentar o risco de sofrer de Síndrome de Reye, uma afeção com risco de vida que atinge o sistema nervoso central e o fígado. Como medida de precaução, não administrar aspirina, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico ou derivados, ou plantas ricas em salicilatos (ex. salgueiro-branco, rainha dos prados, bétula) a menores de 16 anos.

Extraído do Guia de Remédios Naturais para Crianças

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

BLOG: SoPro Verde

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s