visita o meu novo blog: Pessoas Altamente Sensíveis e faz o Teste para descobrir se nasceste com este traço de personalidade
Infusão (“chá”) de Gengibre – Crianças
O gengibre é sem dúvida a planta medicinal mais mencionada ao longo do Guia de Remédios Naturais para Crianças, podendo ser usado para aliviar:
– problemas digestivos (cólicas, diarreias, prisão de ventre, indigestão), alergias, tosse, febre, enjoo de movimento, gripe, constipações, rinites …
. Como preparar a infusão:
– Juntar 1 chávena de água a ferver a 1 colher de café rasa de gengibre ralado, repousar 5 minutos, coar e adicionar mel.
Tomar a dose recomendada (varia conforme a idade / peso da criança, ver abaixo) 2x ao dia.
Nota: segundo o calendário alimentar o mel só deve ser introduzido a partir dos 12 meses.
Dosagem a administrar em cada toma:
No Guia de Remédios Naturais para Crianças podem consultar a secção de Fitoterapia para ter acesso à tabela que indica a dose recomendada para cada toma consoante a idade da criança.
Quem não tem acesso ao livro pode usar a Regra de Clark referida no post: Plantas Medicinais para Crianças para determinar a quantidade de infusão a administrar em cada toma, conforme o peso da criança.
O gengibre ralado também pode ser adicionado a cozinhados como, por exemplo, a sopa, bastando para isso uma pequena quantidade já que tem um sabor ativo. Experimentem, dá um sabor incrível!
NOTA: O vídeo abaixo diz respeito a uma infusão para adultos. Para crianças a dose tem de ser adaptada como referido acima.
Aqui é onde a natureza e o bem-estar se combinam,
aqui é onde te conectas com o teu poder pessoal.
Não estás sozinho(a)!
Sofia Loureiro – Terapeuta Natural • Palestrante • Autora
BSc • MNat • PhD | Especializada em Pessoas Altamente Sensíveis • HSP Certified Nickerson Institute • Terapeuta da Dra Elaine Aron List
Autora:
Meu filho está com seis meses de idade e uma tosse danada ( começou a creche há pouco), já se alimenta desde os quatro meses, além de tomar o leite materno. Há alguma problema em fazer o chazinho ou ele é muito novo? Obrigada
Para crianças tem de usar a regra de Clarke para saber a dose a administrar. Também, segundo o calendário alimentar, o mel não deve ser introduzido até aos 12 meses. No entanto, como ainda está em fase de amamentação, pode ser a mãe a tomar o “chá” (infusão). Mas, se o problema é tosse, aconselha-a a procurar neste site as outras sugestões para tosse; basta colocar Tosse em PROCURAR (acima à direita). No Guia de Remédios Naturais para Crianças tem recomendações de 10 terapias naturais para a tosse (já publicado no Brasil, editora Cultrix): https://soproverde.wordpress.com/2012/09/17/guia-de-remedios-naturais-para-criancas/
As melhoras
Sofia
posso adc. limão??
obrigado pela dica, tomara que funcione, pois não gosto de dar xarope para meu filho!
sim, pode adicionar limão, depende da criança. algumas podem gostar, outras não.
se é xarope para a tosse pode ver o post:
https://soproverde.wordpress.com/2014/01/11/tosse-cebola-receita-super-xarope/
abraço
Quanto de açucar mascavo para adoçar para uma criança de 2 anos de 14 kg?
Pode encontrar a sua resposta neste artigo: http://www.minhavida.com.br/familia/materias/17620-cuidados-com-o-consumo-de-acucar-na-alimentacao-infantil
esse cha pode dar pra bebe de 3 meses?
nessa idade pode ser a mãe a tomar a infusão de gengibre caso esteja a amamentar. os beneficíos são transmitidos através do leite materno.