o pequeno não come – falta de apetite

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ChidrenCutterlyFalta de Apetite ou Dificuldade para Comer em crianças – o que fazer?

Habitue o seu filho desde pequeno a uma variedade de alimentos de modo a não enjoar a mesma comida e a aceitar de forma natural a introdução de novos alimentos nutritivos na dieta alimentar.

Quando introduzir um novo alimento, faça-o gradualmente, em pequena quantidade, cortado em pequenos troços. Continue a oferecer repetidamente esse alimento.
Ainda que a criança ao princípio rejeite a comida, a persistência acaba geralmente por dar bons resultados.
No entanto, se após várias tentativas (ex. dez tentativas) a criança continua a recusar o alimento, deixo-o de parte para mais tarde.

Os gostos variam rapidamente durante a infância e terá oportunidade para ir introduzindo os alimentos de que a criança não gosta, pouco a pouco, sem situações de stress nem medidas de força.

No caso de estar a fazer uma dieta nutritiva e adequada, tenha em atenção se o seu filho recusar constantemente um alimento já que a causa pode ser uma sensibilidade alimentar (consultar a rubrica Alergias, para mais detalhes).

Em relação aos vegetais e fruta: se a criança não gosta de comer vegetais mas gosta de fruta, ou vice-versa, assegure-se que lhe oferece bastante fruta (ou vegetais) de que gosta, de modo a tentar compensar as possíveis faltas nutricionais.

Alguns truques como: dar a fruta na forma de sumo natural ou batidos, fazer bonecos com a comida criando pratos originais, misturar vegetais em puré num molho para a massa integral, dar vegetais crus (como a cenoura, aipo, pepinos) cortados em pedaços para mergulhar num patê vegetal (ex. patê de grão, beringelas, de pimentos, de lentilhas), podem ajudar na introdução de novos alimentos.

Incluir sumos naturais diluídos de cenoura, maçã, aipo na dieta alimentar, meia hora antes das comidas, de modo a despertar o apetite.

Evitar a comida industrial e alimentos processados de modo a seduzir a criança a comer. Estes alimentos são pouco ou nada nutritivos e a presença de aditivos, como intensificadores de sabor, vai criar um desejo por essas comidas e a recusa da comida caseira que terá sempre um gosto mais simples.

É melhor a criança comer comida caseira, ainda que em pouca quantidade, do que ingerir uma grande quantidade de alimentos processados.

No caso de usar purés pré-preparados para bebés, não habitue o seu filho a comer diretamente do frasco. Retire o puré do frasco para um prato ou tigela de modo a não associar comida pré-preparada na mente da criança.

Tenha em conta que a criança come instintivamente a quantidade de alimentos de que o seu corpo necessita. Assim, é provável que não consiga obrigar o seu filho a comer quando ele não tiver fome.

Evite sobrealimentá-lo com grandes porções de comida de cada vez. Sirva doses pequenas e, se a criança assim o desejar, pode repetir. Idealmente deveria deixar o seu filho servir-se. Se ele não quiser comer mais, não o force.
No entanto, pode tentar negociar que dê mais umas dentadas em um pouco de cada alimento ou uma garfada do novo alimento introduzido.

Fazer uma dieta rica em vitaminas A, B, C, D, e zinco de modo a regularizar o apetite.

Incluir germinados, agrião, alfafa, coentros e salsa na dieta alimentar.

Tomar um bom suplemento multivitamínico e de minerais e um suplemento de ácidos gordos essenciais (ex. óleo de peixe). No mercado de produtos naturais (ex. dietéticas, ervanárias, parafarmácias ou certas farmácias) existem complexos da linha infantil e júnior destinados a regularizar o apetite dos mais pequenos que incluem geleia real, óleos de peixe e vitaminas.

Extraído do Guia de Remédios Naturais para Crianças. Para mais sugestões naturais consulte a rubrica Falta de Apetite do livro.

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

BLOG: SoPro Verde

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

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