“Sabes o que faço quando”… – tenho INSÓNIAS?

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SonhosUm dia sem dormir bem ainda se aguenta, mas, quando o ciclo se repete o organismo começa a ficar debilitado.

Nessas ocasiões, meto em ação os meus truques e dicas naturais:

– a minha caminhada, sim já sabem: respirações profundas, andar descalça 10 minutos em terreno / praia limpa para descarregar as tensões. Se não têm a possibilidade, andar descalço em casa também pode ajudar.

– ao deitar, 10 – 15 minutos de um banho quente com óleo essencial de alfazema (para adultos: 8 gotas diluídas numa colher de leite, que depois se mistura bem à água do banho; para crianças: consultar a tabela de aromaterapia do livro Guia de Remédios Naturais para Crianças)

– o cheiro relaxante do meu saquinho de alfazema perto da fronha já é meio caminho andado para bons sonhos

– ao deitar, massajo os pés com creme de gengibre e calçu umas meias. Como opção, usar 8 gotas de óleo essencial de alfazema diluídos em 30ml de óleo de amêndoas doces (para crianças: consultar a tabela de aromaterapia do livro Guia de Remédios Naturais para Crianças) para a massagem

– 30 minutos de meditação antes de dormir. para os iniciados: tentar sentir a respiração natural a tocar nas narinas, o ar que entra, o ar que sai. a mente vai dispersar-se 1000x, mas, calmamente voltamos a concentrar-nos na respiração

– 1 hora antes de dormir, bebo uma chávena de infusão de cidreira, ou tília ou de flor de laranjeira (para crianças: usar a tabela de platnas do livro Guia de Remédios Naturais para Crianças)

– 1 – 2 horas antes de dormir desligo o computador (televisão não tenho), escrevo as tarefas para o dia seguinte (para não me preocupar com isso quando me for deitar) e leio um livro ou escrevo pelo simples prazer de escrever. Para os mais pequenos: desligar todos os aparelhos e uma história de ninar

música relaxante, luzes menos intensas, algum incenso (de qualidade) com um cheiro suave, tudo ajuda a cômpor uma noite de sono…

Bons Sonhos!

Para mais dicas naturais consultar o Guia de Remédios Naturais para Crianças

se quiserem partilhar os vossos truques para dormir bem, força!

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

BLOG: SoPro Verde

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

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2 responses »

  1. O chá de raiz de valeriana também é muito bom para acalmar. Quando tive problemas de insónias, ajudou-me imenso!

    • Sim é verdade, mas a valeriana torna-se mais efetiva se misturada com outras plantas relaxantes como o lúpulo ou passiflora. mas para crianças aconselho plantas mais suaves.
      bons sonhos

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