como Preparar Plantas Relaxantes para Crianças

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child teaAs crianças podem passar por períodos de ansiedade em certas ocasiões como, por exemplo:

  • mudanças de escola ou de casa
  • tensão familiar
  • separação dos pais
  • enfermidades
  • excesso de atividades extraescolares
  • problemas na escola

 

Nestas alturas, existem plantas que podem contribuir para relaxar, entre elas:

  • – flor de laranjeira
  • – cidreira
  • – tília
  • – camomila
  • – verbena
  • – erva-luisa

 

A dose habitual para preparar a infusão (“chá“) corresponde a 1 colher de sopa de planta seca, por meio-litro de água a ferver.

Para preparar infusões: verter água a ferver por cima da planta, tapar o recipiente (ex. bule), deixar a preparação em repouso (infusão) de 5 – 10 minutos, e coar.

 

Tomar a dose recomendada (ver abaixo), 2x ao dia, durante 2 – 4 semanas.

Em caso de insónias, a segunda toma do dia deve ser feita 1 – 2h antes de dormir.

 

A Regra de Clark pode ser usada para calcular a dose a administrar consoante o peso da criança:

– Divida o peso da criança (em kg) pelo peso padrão de um adulto (68kg), e multiplique o resultado pela dose de adulto.

Por exemplo: qual a quantidade de infusão (“chá“) a administrar a uma criança de 15kg, sabendo que a dose recomendada para um adulto é de 1 chávena de chá, 2x ao dia?

Vamos ter em conta que uma chávena de chá corresponde em média a 200 mililitros (ml) de líquido.

Dose de criança (de infusão) = (15kg / 68kg) x 200 ml de infusão = 44 ml, é a quantidade de infusão que devemos administrar à criança em cada toma, neste caso será 44ml, 2x ao dia

No Guia de Remédios Naturais para Crianças pode consultar a secção de Fitoterapia para ter acesso à tabela que indica a dose  recomendada consoante a idade da criança. Na rubricas do livro:  Ansiedade, Medos e Hiperatividade, pode encontrar mais recomendações naturais para relaxar.

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

 

 

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