O risco do desenvolvimento de bactérias resistentes devido ao uso excessivo de antibioterapia é já do domínio público. O que muitos podem desconhecer é que esse risco não advém apenas do uso indiscriminado de antibióticos pelos humanos, mas também da ultilização excessiva destes medicamentos em:
– criação de gado
– piscicultura
– indústria alimentar.
Nos E.U.A., 70% dos antibióticos consumidos são usados na criação animal. Afinal de contas, é necessário conseguir manter os animais vivos nas condições deploráveis em que são criados.
O problema é que certas bactérias patológicas para nós, podem desenvolver resistência nos animias de criação devido à antibioterapia, e depois propagaram infeções aos humanos através do seu consumo.
Mais uma vez, uma forma de proteger-se é dando preferência a uma alimentação baseada em produtos biológicos em que o uso de químicos é minimizado (se os animias viverem em condições de higiene o uso indiscriminado de antibióticos torna-se desnecessário).
Também, um estido de vida saudável proporciona um organismo vital, em que as infeções terão dificuldade em se desenvolver.
De recordar neste contexto a citação de Claude Bernard:
O micróbio não é nada, o Terreno (organismo) é tudo.
O reforço sazonal das defesas constitui outra boa medida de prevenção.
Haja Saúde!
Mais informação sobre este tema através deste extenso artigo.
Foto: bacteria