trabalhar (sentado) ao computador: dicas para evitar danos para a saúde

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secretariaTrabalhar sentado MATA, como indicam muitos estudos recentes. A verdade é:

o corpo humano não foi feito para passar horas imóvel,
(de facto, foi feito para nos MEXERMOS) ::::

e tão pouco foi feito para olhar para um monitor durante todo o dia (!)
por isso,  os danos para a saúde que daí advêm são inúmeros
(obesidade, probelmas cardiovasculares, desvios estruturais musculo-esqueléticos, artrite, varizes, problemas de visão, depressão … e muitos etc.)

sabias que chegaram à conclusão que as mulheres que se sentavam +7h por dia corriam um risco de depressão 47% aumentado, do que aquelas que se sentavam menos de 4h?! UPS!

Ok, e agora? QUÊ? aqui seguem as dicas :

. LEVANTA-TE!

cada meia-hora (idealmente cada 15min) levanta-te e caminha um pouco, ou alonga, estica,
roda todas as articulações (dos pés à cabeça: pés, joelhos, anca, pescoço, ombros,… movimentos suaves mas firmes)

eu, o que faço?
pulo, bem alto, desafiar a gravidade, seguindo + / – as regras dos squats / agachamentos.
3 squats no mínimo, sabe bem! e vou alternando isso com rodar as articulações e o foundation exercise

. TRABALHAR DE PÉ

já existem secretárias de trabalho em que se pode regular a altura do tampo (secretária motorizada, por exemplo) para ir alternando trabalhar sentado e de pé, boa ideia!
não tens? inventa, coloca uma cadeira em cima da mesa, porque não?

. POSTURA

mais do que sabido,… estar alinhado

uma das importantes: ter o monitor à altura dos olhos para não criar tensão no nuca (pescoço) a nível das cervicais, lembra-te que a tua cabeça deve estar alinhada com o resto da coluna e os ombros relaxados ::::: higiene postural, importante!

como uma imagem vale por 1000 palavras, vejam estes videos de animação (2min cada):
Parte 1
e  Parte 2 (que inclui exercicios a fazer, muito fixe!)

. VISÃO

cada 15m relaxar a vista fixando um ponto à distância (5 segundos), a média distância (5 seg) e perto (5 seg; o nariz, por exemplo).
Piscar os olhos com regularidade, é importante para lubrificá-los!

o melhor de tudo: o método de Bates (!)

mais truques de computador:

– nos documentos em que trablhar escolher um cor de fundo (esquema de página) azul-escuro e letras em branco (yap, o inverso do normal)

– instalar o software FLUX no computador: diminui a luminosidade do monitor depois do pôr-do-sol

. DIETA ALIMENTAR

o mesmo de SEMPRE: diversificada (muito!) cheia de vegetais frescos bio, de cores fortes que são ricos em antioxidantes…
e frutas, cereais integrais (ex. arroz integral, quinoa, amaranto, trigo sarraceno, aveia, espelta, centeio, cevada), frutos secos oleaginosos e sementes, (ex. nozes, amêndoas, sementes de sésamo, girassol, abóbora), alimentos fermentados e germinados, proteínas saudáveis (ex. aves bio, peixe selvagem, leguminosas, ovos biológicos, produtos de soja fermentada – como tempeh, miso e natto), gorduras benéficas (ex. abacate, ovos bio, óleo de coco, aves bio, manteiga de animais criados em regime de pasto, azeitonas) Etc. e Tal

 

e que tal uma caminhada todos os dias?!

bom trabalho

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

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One response »

  1. Adorei as dicas 🙂
    “cada 15m relaxar a vista fixando um ponto à distância (5 segundos), a média distância (5 seg) e perto (5 seg; o nariz, por exemplo)” – vou fazer .
    Beijocas*

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