trabalhar sentado: dicas para evitar danos para a saúde

secretariaTrabalhar sentado MATA, indicam estudos recentes.

De facto, o corpo humano não foi feito para passar horas imóvel, mas sim para nos MEXERMOS ::::

E tão pouco foi concebido para fixarmos um monitor durante todo o dia (!)
Por isso,  os danos para a saúde que daí advêm são inúmeros
(obesidade, probelmas cardiovasculares, desvios estruturais musculo-esqueléticos, artrite, varizes, problemas de visão, depressão …)

Sabias que as mulheres que se sentam mais de 7h por dia estão em maior risco de depressão do que aquelas que se sentam menos de 4h?! 

Assim, seguem aqui algumas dicas para evitar danos ao teu bem-estar:

. LEVANTA-TE!

cada meia-hora (idealmente cada 15min) levanta-te e caminha um pouco, roda todas as articulações (dos pés à cabeça: pés, joelhos, anca, pescoço, ombros,… movimentos suaves mas firmes)

Eu, pessoalmente pulo bem alto, desafiando a gravidade, seguido de alguns squats / agachamentos.
3 squats no mínimo, sabe bem! e vou alternando isso com rodar as articulações e o foundation exercise

. TRABALHAR DE PÉ

já existem secretárias de trabalho em que se pode regular a altura do tampo (secretária motorizada, por exemplo) para ir alternando trabalhar sentado e de pé, boa ideia!
não tens? inventa, coloca uma cadeira em cima da mesa, porque não?

. POSTURA

mais do que sabido,… estar alinhado

uma das importantes: ter o monitor à altura dos olhos para não criar tensão no nuca (pescoço) a nível das cervicais, lembra-te que a tua cabeça deve estar alinhada com o resto da coluna e os ombros relaxados ::::: higiene postural, importante!

como uma imagem vale por 1000 palavras, vejam estes videos de animação (2min cada):

e  (que inclui exercicios a fazer, muito fixe!)

. VISÃO

cada 15m relaxar a vista fixando um ponto à distância (5 segundos), a média distância (5 seg) e perto (5 seg; o nariz, por exemplo).
Piscar os olhos com regularidade, é importante para lubrificá-los!

dá aqui uma espreitadela ao método de Bates (!)

e… BOM TRABALHO!

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Sofia Loureiro – Palestrante Terapeuta Natural – Health Coach  & Escritora

Consultas de: Naturopatia IntegralFlorais de BachAuriculoterapia

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Autora:
Diário de Desenvolvimento Pessoal 2019 
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One comment

  1. Adorei as dicas 🙂
    “cada 15m relaxar a vista fixando um ponto à distância (5 segundos), a média distância (5 seg) e perto (5 seg; o nariz, por exemplo)” – vou fazer .
    Beijocas*

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