decisões saudáveis de ano novo (e como mantê-las!)

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fim anook, antes do ano terminar todos temos algumas muitas ideias para aplicar no ano seguinte, mas… 45% das vezes ficam pelo caminho.

diz-se que:

se queremos uma mudança, temos de fazer 
as coisas de forma diferente

tem a sua lógica, oi?

uma lista de decisões saudáveis para o ano novo poderia incluir:

1. caminhar mais

aconselha-se de 7000-10.000 passos por dia (podem ser medidos com um pedómetro).

dicas: subir as escadas, estacionar mais longe, sair do autocarro uma paragem antes, se trabalhas sentado: levantar-se a cada 30min e caminhar um pouco, tudo vale.

2. aprender a relaxar

pareces simples, mas a maior parte de nós tem dificuldade em fazê-lo (eu tenho!…)

dicas: meditar nem que seja 10m ao dia (aumentar gradualmente), respirações profundas (fazer 21, 2 -3x ao dia), visualização, ouvir música relaxante, pintar mandalas, …

3. dormir 7:30 – 8h

embora o número de horas varie para cada um, essa parece ser a média indicada.

dicas: 1h antes de dormir desligar todos os aparelhos (tv, computador, smart or not smart phones) e dedicarmo-nos a alguma atividade relaxante (ver sugestões acima; ler um livro também vale…), o quarto deve estar escuro

4. dieta alimentar

uff, mais difícil, hein?!

reduzir: hidratos de carbono (ex. açúcar, farinhas brancas, cereais, batatas; bolos, pão, pizzas, massas, etc.), alimentos industriais (plenos de aditivos prejudiciais, sódio e açúcar), alimentos oriundo da agricultura convencional (resíduos de pesticidas e outros produtos)

aumentar: gorduras benéficas (abacate, ovos bio, azeitonas, manteiga de animais de pasto, óleo de coco, nozes e sementes, para os que consomem carnes: peixe selvagem, animais criados em pasto, etc.), alimentos bio, comida caseira, germinados, alimentos fermentados

e agora, como manter tudo isto?! hmmmm,

I. planear a mudança

estabelecer um prazo para as mudanças e durante esse tempo fazer introduções de forma gradual.

pode fazer-se planos a longo prazo (para objetivos mais exigentes, ex. perca de X kg de peso) e a curto prazo (para os mais fáceis, ex. introdução de um alimento saudável e eliminação de outro não aconselhável)

II. começar numa 2feira

é psicológico? sim, mas ao que parece, resulta

III. apostas

e que tal fazeres uma aposta com os amigos? mesmo, é dos melhores incentivos que há.

IV. escreve por todo o lado

podes deixar post-its no espelho da casa-de-banho, no teu marcador de livros, na porta do frigorífico, não só com o teu objetivo assim como com uma afirmação positiva (!) ao lado (ex. eu gosto de mim por isso cuido-me, eu estou disposto a mudar)

e tu, tens alguma sugestão?! força, partilha as tuas ideias e vamos começar o Ano Novo a bombar (sem stressar!)

Foto: Mimwickett

Sofia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

FACEBOOK: Guia de Remédios Naturais

GOODREADS (perfil de autora): Sofia Loureiro

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