os segredos do açúcar

Standard

sugardocumentário: The Secrets of Sugar – The Fifth Estate – CBC News (45 min)

Podes ver Online: Aqui

para ver com legendas, basta clicar em: definições (no canto inferior direito) / legendas / traduzir automaticamente (e selecionar Português)

Para muitos de nós, o açúcar proporciona uma sensação imediata de calor e conforto. Em muitos cantos do globo, o desejo humano de açúcar parece insaciável. Na verdade, é um dos vícios mais comuns e que pode estar a matar-nos em números recordes.

Este documentário examina esse vício e o seu perigoso impacto sobre o bem-estar e que inclui o aumento do risco de sofrer de hipertensão arterial, obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes e até mesmo a doença.

A mania de perda de peso que começou a tomar forma na década de 1980 originou um ataque contra a gordura. No entanto, embora o público goze de um acesso sem precedentes a alimentos de baixo teor de gordura, as taxas de doenças prejudiciais continuam assustadoramente elevadas.

“O que é pior: o açúcar ou a gordura? – O açúcar, mil vezes mais”, afirma o Dr. Robert Lustig, endocrinologista pediátrico, que serve como um dos entrevistados chave do filme.

Em sua opinião, o açúcar é um veneno e serve como uma receita de destruição para pessoas de todas as idades. Como um cruzado líder contra os perigos do açúcar, Dr. Lustig enfrenta uma batalha difícil em alterar práticas existentes dentro da indústria alimentar e de educar um público desprevenido, que é vítima de suas táticas.

De acordo com as observações apresentadas no The Secrets of Sugar, estas táticas incluem rotulagem ambígua ou enganosa, ciência distorcida, e a montagem de uma campanha publicitária sem precedentes.

Sem uma mudança na consciência pública, a prevalência de açúcar na nossa alimentação diária ameaça aumentar a epidemias de doenças, e pode, eventualmente, levar à falência de todo o sistema de saúde.

Ao explorar um problema que muitas vezes permanece obscurecido, The Secrets of Sugar busca informar o público para corrigir esta tendência preocupante, antes que seja tarde demais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s