meditar é fácil: simples técnica de relaxamento

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Meditação Anapana

Anapana (ou anapanasati) é uma técnica de meditação budista que consiste em “observar a respiração”, ter “consciência da respiração” ou tomar “atenção à respiração”, de modo a aprender a focalizar a mente.

Ao cultivar uma mente equilibrada, aumentamos a nossa capacidade de concentração, promovemos um estado de tranquilidade e relaxamento (aliviando o stress e a ansiedade) e desenvolvemos um maior domínio sobre as nossas emoções.

Esta prática é também usada como uma etapa para atingir um estado meditativo, de modo a proceder a técnicas de meditação mais profundas como, por exemplo, a meditação Vipassana.

Prática:

o meditador senta-se, assumindo uma posição confortável e ereta, e fecha os olhos.

Então, começa a prestar atenção à respiração. Apenas observa a respiração não a forçando: a respiração pode ser profunda, subtil, curta, prolongada, o ar pode passar pela narina esquerda, pela narina direita ou, por vezes, pelas duas narinas.

Sempre que a mente se dispersar o meditador, que entende que esta é a natureza da mente, com toda a tranquilidade e sem resistência, em vez de seguir o pensamento, recomeça com determinação a focalizar a atenção na respiração, nas sensações do ar a entrar e a sair.

Se necessário, pode efetuar umas respirações mais profundas de modo a captar a atenção da mente na respiração, mas, de seguida, deve voltar à sua respiração normal porque este não é um exercício de respiração mas sim de Consciência.

Com a prática diária (30 minutos a 1 hora por dia) será possível começar a disciplinar a mente e a mudar os padrões mentais. Esta tarefa requer paciência, paciência, paciência, calma, calma e … muita calma. Afinal de contas, não é fácil de erradicar os hábitos de uma vida inteira!

Também, podemos aproveitar diversos momentos do dia para praticar Anapana de modo a estarmos o máximo de tempo possível conscientes do momento presente, sem dispersarmos a nossa mente. Por exemplo, praticar Anapana durante as nossas tarefas diárias (ex. lavar a loiça, arrumar a casa, regar as plantas), enquanto caminhamos, enquanto esperamos numa fila.

Assim, lembrem-se deste dom universal (a respiração) que pode ser usado
 como objeto de meditação para nos conhecermos melhor e, em última instância, 
como uma ferramenta para a nossa libertação do sofrimento.

Boa meditação!

Literatura recomendada: A Arte de Viver segundo S.N. Goenka, William Hart

Para mais informações sobre meditação Vipassana consultar http://www.pt.dhamma.org/

 Sofia Loureiro

Escritora & Terapeuta Natural

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma de Autora:

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Escrita ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

 

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