afrontamentos: como aliviar as ondas de calor da menopausa

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jarroCerca de 65 – 80% das mulheres sofrem de afrontamentos, ou vagas de calor, durante o climatério (período que engloba a perimenopausa, menopausa e pós-menopausa).

. Óleos essenciais que podem aliviar esta queixa:
– Camomila Romana, cipreste, tomilho, salva, salva esclareia.

Use em em banhos ou massagens abdominais – no sentido dos ponteiros do relógio e diluindo previamente o(s) óleo(s) essencial(ais) num óleo vegetal como óleo de amêndoas doces.

Aplique 1 – 2 gotas de um óleo essencial num lenço, guarde num estojo fechado e inale quando sentir que se aproxima um episódio.

. Remédios Caseiros:
Durante um episódio, beba um copo de água fria e molhe as mãos até aos punhos com água fria corrente durante 3 – 5 minutos. Como opção, passe um cubo de gelo pelos punhos. Deixe derreter um cubo de gelo na boca.

. Recomendações Gerais:
– Vista-se com várias camadas de roupa de modo a que, sempre que necessário, retirar peças de vestuário para aliviar o calor. Dê preferência a têxteis naturais como algodão e linho ou tecidos respiráveis. A roupa larga é mais aconselhável que a roupa justa. Leve consigo uma troca de roupa para os casos em que haja transpiração intensa de modo a evitar um arrefecimento corporal.
– Mantenha um diário em que anota quais as condições em que sucedem estes episódios de modo a detetar quais os fatores desencadeantes e evitá-los sempre que possível.
– Pratique exercício físico de modo a regular o sistema circulatório.
– A yogaterapia hormonal pode amenizar esta queixa. Procure um instrutor especializado.
– Pratique respirações lentas e profundas: 21 respirações, 2x ao dia e sempre que tenha um episódio.
– A prática diária de uma técnica de relaxamento (ex. meditação, yoga, visualização ou tai chi) durante, pelo menos 30 minutos a 1hora, podem aliviar esta queixa. Disciplinas como a yoga e o tai chi contribuem para o bem-estar integral já que restabelecem o fluxo de energia no organismo através de determinadas posturas e movimentos.
– Evite situações de stress na sua vida.
– A acupunctura pode ajudar esta queixa. Procure um terapeuta especializado.
– Não abuse do aquecimento já que os ambientes quentes podem contribuir para desencadear estes episódios. Desligue o aquecimento durante a noite. As mudanças bruscas de temperatura também podem influenciar o equilíbrio da temperatura corporal.
– Mantenha um peso adequado já que a o excesso de peso pode agravar esta queixa.
– Tenha um copo de água gelada na mesa-de-cabeceira para beber em caso de episódios noturnos. Escolha roupa de dormir (pijama, lençóis, fronhas) de material natural.
– No caso de episódios noturnos com transpiração, mantenha por perto um pijama extra de modo a trocar rapidamente de roupa. Se a almofada fica transpirada, tenha uma fronha e / ou almofada suplente por perto.

. Podes encontrar sugestões de mais 8 terapias naturais para este caso, no Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

Sofia Loureiro

Escritora & Terapeuta Natural

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Guia de Remédios Naturais para Crianças
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