reduzir a celulite de forma natural

Standard

celuliteEstima-se que a celulite atinja cerca de 90% de mulheres.

A desintoxicação do organismo e a ativação da circulação, são dois componentes essenciais para a drenagem eficiente dos tecidos afetados.

Também, tanto o bom funcionamento do fígado como o equilíbrio da flora intestinal são importantes.

Embora o desaparecimento total da celulite seja muito difícil de atingir devido à componente hormonal feminina, a adoção de certas medidas podem contribuir para a sua prevenção e redução.

Dicas Naturais:

Alimentação Saudável e Suplementos Naturais

Inclua alimentos crus, alimentos fermentados e germinados, frutos silvestres, papaia, ananás, alho e gengibre na dieta alimentar.

Dê preferência a alimentos bio de modo a minimizar a acumulação de toxinas no organismo.

Consuma 2 – 3x por semana peixe gordo, selecionando espécies com baixo teor de mercúrio (ex. anchova, sarda, arenque, salmão selvagem, sardinhas). Beba líquidos frequentemente incluindo água, infusões, sumos naturais frescos (cenoura, toranja, aipo, tomate, folhas verdes, romã, salsa, maçã, pepino) e batidos verdes de modo a eliminar as toxinas do corpo.

Acrescente 1 colher de sopa de sementes de linha moída e 1 colher de sopa de gérmen de trigo ao seu pequeno-almoço (ex. sumo natural fresco, batido verde, iogurte natural bio, muesli, papas de aveia).

Evite açúcares refinados e derivados, gorduras prejudiciais (ex. margarina, fritos, bolos, bolachas, embutidos, molhos pré-preparados), álcool, cafeína, farinhas refinadas, alimentos industriais plenos de aditivos prejudiciais ou oriundos de agricultura convencional (devido aos residuos de pesticidas) e excesso de sal (não só o adicionado às comidas mas também o sódio presente nos aperitivos, enlatados, pizzas pré-preaparadas e outros alimentos industriais).

Herbalismo: as Plantas Medicinais

Plantas que podem aliviar esta queixa:

– Amor-de-hortelão (Galium aparine), equinácea (Echinacea purpurea), hidraste (Hydrastis canadensis), trevo-violeta (Trifolium pratense), urtiga (Urtica doica), para estímulo do sistema linfático, promovendo a limpeza do organismo.

– Boldo (Peumus boldus), cardo mariano (Silybum marianum), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cavalinha (Equisetum arvense), para limpeza do fígado e aliviar a retenção de líquidos.

– Centelha asiática (Centella asiatica), ginkgo biloba, hamamelis (Hamamelis virginiana), videira vermelha (Vitis vinifera), para a circulação.

– Chá verde, fucus (Fucus vesiculosus), para ativar o metabolismo.

 

 

Hidroterapia & Geoterapia: a Água e a Terra

Aplique uma cataplasma de argila nas áreas afetadas, envolva com pelicula aderente e deixe atuar durante 1 hora. Retire a argila com água morna e aplique um creme hidratante. Faça este tratamento 3x por semana. Pode juntar gérmen de trigo, sumo de limão, borras de café, algas em pó, assim como preparações de plantas e / ou florais de Bach e / ou os óleos essenciais.

Realize escovagens secas de pele (antes ou depois do duche) de modo a promover a circulação e drenagem linfática.

Os duches frios ou de temperatura alternada atuam de modo a ativar a circulação. Termine o seu duche com uma passagem de água fria pelo corpo. Aproveite a praia para andar na água fria.

Se não houver contraindicações, realize uma sauna, 1x por semana, de modo a eliminar toxinas do corpo.

Mezinhas: os Remédios Caseiros

Escove a área afetada com uma escova de cerdas naturais e água até que a pele fique rosada e, em seguida, massaje / esfolie a área afetada com borras de café, fazendo movimentos circulares durante 5 minutos. Retire as borras com água morna e aplique um creme hidrante de cosmética natural. Fazer antes ou durante do duche.

 

Recomendações Gerais

– As massagens, incluindo a drenagem linfática e a massagem por ventosas, podem ajudar na prevenção e redução da celulite. Para um resultado visível devem praticar-se várias vezes por semana. Recorra a um profissional e contribua para o tratamento fazendo a sua própria automassagem a nível diário.

– Os exercícios aeróbicos (ex. natação, bicicleta, caminhada), de tonificação (pesos, bandas elásticas flexões, abdominais) e alongamentos (ex. com rolo de espuma), são essenciais de modo a estimular a circulação sanguinea e linfática. Também, os exercícios em plataformas vibratórias e trampolim podem contribuir para a redução da celulite. Fale com o seu instrutor.

– As respirações profundas estimulam o sistema linfático e a eliminação de toxinas. Faça, pelo menos, 21 respirações profundas, 2x ao dia.

– A prática de técnicas de relaxamento como meditação, yoga ou visualização, entre outros, contribuem para aliviar o stress que agrava esta condição. Para atingir bons resultados, estas técnicas devem ser praticadas a nível diário durante, pelo menos, 30 minutos a 1 hora, numa atmosfera relaxante. Disciplinas como a yoga e o tai chi contribuem para o bem-estar integral já que reestabelecem o fluxo de energia no organismo através de determinadas posturas e movimentos.

– Dê preferência a roupas leves, folgadas e arejadas.

– Informe-se sobre métodos contracetivos que oferecem menos probabilidade de agravar de esta condição (ex. método de barreira: preservativo, preservativo feminino, esponja contracetiva; no caso de uma relação monogâmica com um parceiro sabiamente saudável (não infetado por uma doença sexualmente transmissível), consulte a secção Fertilidade Consciente do capítulo 1 ).

– Evite ao máximo contaminantes ambientais (ex. fumo de tabaco, sprays ambientais, resíduos de pesticidas de alimentos de agricultura convencional, aditivos prejudiciais de alimentos industriais, produtos de limpeza agressivos, cosméticos convencionais plenos de ingredientes tóxicos). Dê preferência a alimentos e produtos biológicos, cozinhe com utensílios de inox ou vidro evitando o alumínio, use vidro para conservar os alimentos, recorra a artigos de cosmética natural e material de limpeza simples (ex. limão, vinagre, bicarbonato de sódio) ou da gama ecológica.

– Certifique-se que dorme as horas necessárias. Um sono reparador é essencial ao equilíbrio do organismo.

– Mantenha um peso adequado.

– Se fica habitualmente sentada por longos períodos de tempo, ou levantada na mesma posição, faça uma pausa a cda meia hora e caminhe um pouco, ou, agache-se e salte meia dúzia de vezes. Desafiar a gravidade melhora a circulação sanguínea e linfática e o estado geral de saúde. De facto, saltar num trampolim é um exercício que voltou a estar na moda devido aos seus múltiplos benefícios.

Extraído do Guia de Remédios Naturais para Mulheres

Sofia Loureiro – Palestrante , Terapeuta Natural & Escritora

Consultas de: Naturopatia Integral, Florais de Bach, Auriculoterapia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma de Autora:

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

Escrita ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s