As aftas bucais são pequenas úlceras que ocorrem na mucosa da boca (língua, parte interior dos lábios, bochechas, palato, gengivas e, em alguns casos, garganta).
Podem aparecer isoladas ou em grupo e acompanhar-se de mau hálito e boca seca. São incómodas ao ponto de dificultar a mastigação e duram geralmente de 5 – 20 dias.
Embora as causas sejam em geral desconhecidas, podem associar-se a alergias alimentares ou à pastas de dentes, carência nutricionais, fatores hormonais, stress e sistema imunitário reprimido, entre outros. As manipulações dentárias e as dentadas acidentais nas bochechas ou língua também podem produzir aftas.
Propólis:Fazer bochechos com 15 gotas de tintura de própolis diluídas em meio copo de água, 2x ao dia, durante 2 – 3 minutos até ao alívio dos sintomas. Após bochechar, deitar fora a preparação.
Fitoterapia
As infusões ou tinturas de folhas de framboesa, tomilho, camomila, malva, calêndula ou equinácea podem ajudar esta condição. Usar estas preparações para fazer bochechos, 2 – 3 minutos, 2x ao dia. Após bochechar, não deglutir a preparação.
Aromaterapia
Óleo essencial: árvore do chá. Adicionar 4 gotas do óleo essencial a 50 ml de água destilada ou purificada. Guardar esta solução num frasco de vidro escuro. Antes de usar, agitar vigorosamente o frasco, retirar uma colher de chá da solução e misturar num copo de água morna, agitar bem, e fazer bochechos durante 2 – 3 minutos, 2x ao dia. Após bochechar, deitar fora a preparação.
Hidroterapia
Dissolver uma colher de chá de sal marinho num copo de água morna e fazer bochechos durante 2 -3 minutos, 2x ao dia.
Recomendações gerais
– Em caso de aftas grandes (maiores de 1cm), febre, se os sinais e sintomas se agravarem ou se após 1 semana de tratamento natural não se verifiquem melhorias, recorra a atenção médica.
– Visite um dentista se as aftas são provocadas pelo roce dos dentes.
– Tenha em conta que normalmente as crianças só são capazes de fazer bochechos a partir de uma certa idade. Para verificar se o seu filho já consegue bochechar, faça-o experimentar com um pouco de água pura sob a sua supervisão, de modo a assegurar que a criança não se engasga.
– Não consumir pastilhas elásticas.
– Não morder as partes moles da boca.
– Escovar os dentes de modo a garantir uma boa higiene oral.
– Evitar situações de stress. As técnicas de relaxamento (ex. meditação anapana, respirações profundas, ioga, pintar mandalas, visualização) ajudam a controlar a ansiedade. Para atingir bons resultados, estas técnicas devem ser praticadas a nível diário, durante 10 – 20 minutos, numa atmosfera relaxante.
– Experimente mudar para outra pasta dentífrica, de preferência de cosmética natural, que não contenha lauril sulfato de sódio (SLS).
Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Crianças
MARCA AGORA A TUA CONSULTA GRÁTIS DE DESCOBERTA PARA EXPLORAR COMO OS REMÉDIOS NATURAIS TE PODEM AJUDAR.
CONSULTAS: Florais de bach & Desenvolvimento Pessoal • Acupuntura auricular • Homeopatia & Remédios Diluídos • Naturopatia Integral
NAMASTE
PS. Recebe a oferta do ebook *Top 5 Relaxamento e Serenidade* e como bónus tem acesso à newsletter mensal *A Vida é Bela* .
****************************
Sofia Loureiro – Terapeuta Natural – Health Coach • Palestrante • Autora
BSc • MNat • PhD
Autora:
Plataforma: