bem-estar: dicas para sono reparador

sleep

O sono é fundamental para o desempenho de diversas funções vitais como:

. a síntese de proteínas e da hormona do crescimento,

. certas toxinas são neutralizadas,

. a informação apreendida é consolidada,

. as células são reparadas,

. e o organismo recupera forças.

Para um repouso reparador é importante: . estar com a mente tranquila à hora de deitar para que consiga conciliar o sono com facilidade.

. seguir tanto quanto possível um horário regular para deitar-se e acordar, de modo a estabelecer padrões de sono.

Dicas para um sono restaurador:

. O jantar deve ser afastado da hora de deitar de modo a não ir para a cama de estômago cheio. Não coma 2 – 3 horas antes de se deitar.

. Em geral, um adulto necessita cerca de 7 – 8 horas de sono. Estabeleça quantas horas de sono necessita e evite dormir mais ou menos horas de modo a não alterar os padrões de sono natural.

. Escolha atividades calmas para a noite como ler, ouvir música tranquila ou manualidades como pintar mandalas, desenhar, crochet, tricot, entre outros. Evite atividades estimulantes como programas de televisão violentos, videojogos ou histórias de horror.

. Faça do seu quarto de dormir um oásis relaxante. A televisão, o computador e o telemóvel não devem fazer parte da decoração do quarto.

. Em caso de ansiedade, tome um banho quente durante 10 – 15 minutos, 1 hora antes de ir para a cama (pode acrescentar uma gotas de um óleo essencial relaxante).

. Pratique alguma técnica de relaxamento perto da hora de deitar (ex. meditação, respiração profunda, visualização).

. Antes de dormir, faça uma lista das tarefas ou ideias que lhe surgiram na mente para se libertar dessas preocupações.

. Evite exercícios físicos de alto impacto perto da hora de deitar.

. Apague todos os aparelhos eletrónicos antes de se deitar.

. Mantenha o quarto escuro na hora de dormir.

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

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Sofia Loureiro – Terapeuta Natural – Health Coach • Palestrante •  Autora

BSc • MNat • PhD

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