a visualização para manifestar metas e relaxar

visualizaçao

Algumas pessoas não são conscientes do poder que a visualização criativa pode ter nas nossas vidas.

No entanto, passamos o dia a usar a capacidade do cérebro gerar imagens mentais.
O problema é que com frequência usamos este processo para in-voluntariamente visualizar situações negativas, por exemplo:

  • . quando imaginamos o pior que pode acontecer,
  • . quando nos preocupamos em excesso pelo futuro,
  • . quando a ansiedade toma conta de nós,

Mas, a visualização pode ser usada de forma ativa e voluntária como prática de relaxamento e, até, para ajudar-nos a manifestar os nossos sonhos.

Esta ferramenta é tão eficaz que é usada em desporto para ajudar os atletas de competição a atingirem os melhores resultados.

Quer seja em escalada ou descida de montanha, em fórmula 1 ou basquetebol, os desportistas são treinados para se “verem e sentirem” em campo, como “ensaio mental” para o desafio que há-de vir, ativando assim as partes do cérebro ligadas a esses processos físicos.

Então, como usar esta prática para o nosso benefício?

  1. Visualização para relaxamento:

. Ao som de uma música relaxante e num ambiente descontraído em que não vais ser interrompido(a) (por telemóvel, por email, por amigos, por família, …), faz 3 respirações profundas e relaxa.

Fecha os olhos e viaja a um lugar (imaginário ou real), onde te sentes bem, seguro(a) e em paz.
Ouve os sons, sente os cheiros, vê as cores e passeia nesse mundo durante uns minutos. Quando estiveres preparado(a), agradece esse instante, faz três respirações profundas e abre lentamente os olhos. Deixa-te estar assim por uns momentos.

Com o tempo, esta prática diária (3 – 5 minutos) pode ajudar-te na auto-gestão emocional, sendo que, em fases adiantadas já nem precisas fechar os olhos porque bastará recordar essa imagem mental para induzir a resposta de relaxamento.

Recorda que a chave, quando queremos implementar um novo hábito, 
é a repetição e a persistência.

2. Visualização para manifestar as tuas aspirações

Podes adaptar a prática acima descrita, imaginando-te a ser bem sucedido nas tuas metas.

Para isso, como tarefa pré-visualização, tem uma ideia clara:
do que te traz alegria,
dos teus valores,
dos teus sonhos,
ou simplesmente como gostarias que o teu próximo ano fosse.

Visualizaçao Exemplo II

Aqui acima fica um exemplo de Visualização do * Diário de Desenvolvimento Pessoal 2019*,  que tem o objetivo de construíres um “mural de desejos” que te ajuda a visualizar o novo ano, relembrando-te das tuas metas e sonhos de forma consistente.

E lembra-te: para onde vai a tua intenção, vai a tua energia!

Aqui é onde a natureza e o bem-estar se combinam,

aqui é onde te conectas com o teu poder pessoal.

Não estás sozinho(a)!

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NAMASTE

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Sofia Loureiro – Terapeuta Natural – Health CoachPalestrante •  Autora

BSc • MNat • PhD

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