compressas e cataplasmas de plantas: como preparar & usar

herbs

Compressas & Cataplasmas

As plantas podem ser usadas para aplicação externa por meio de compressas ou cataplasmas. Deste modo, os benefícios das plantas medicinais atingem a área afetada a nível local, sem ter de passar pelo processo de digestão.

Compressas

As compressas são feitas com um pano natural (ex. algodão, linho, feltro, gaze), dobrado 2 – 4x, que se empapa em água. De seguida, aplica-se a compressa na área a tratar, cobrindo-a com um pedaço de lã, uma toalha, ou pelicula aderente de cozinha.

As compressas podem ser frias ou quentes:
Quente, quando a compressa arrefecer deve ser molhada de novo na água quente ou, como opção, pode colocar um saco de água quente em cima da compressa de modo a manter o calor.

Em geral, as compressas quentes são aplicadas durante 15 – 30 minutos, 2 – 4x ao dia, e são normalmente usadas quando há dores mas não inchaço, como para o caso de dores musculares, abcessos ou cólicas; são contraindicadas nas fases agudas das lesões.

ervas.png

Frias, quando a compressa aquecer deve ser molhada de novo em água fria ou, como opção, a temperatura baixa pode ser mantida por meio da aplicação de uma bolsa de gelo. As compressas frias provocam uma constrição vascular reduzindo a inflamação, o que é útil no caso de dores de cabeça, entorses, lesões, hemorragias, queimaduras ou inflamações.

Em geral, estas compressas aplicam-se durante 20 minutos de cada vez, de 2 – 4x ao dia, ou de modo mais frequente logo após contusões, quedas ou pancadas (ex. aplicar uma bolsa de gelo durante 20 minutos de cada hora durante as 2 – 3 primeiras horas após uma lesão).

Cataplasmas

 

Nas cataplasmas e emplastros usa-se a planta sólida em substituição da sua preparação líquida.

Para isso, deve reduzir a planta fresca a uma polpa usando um almofariz, liquidificadora ou cortando com uma faca. Em caso de usar a planta seca esta deve ser previamente demolhada em água quente.

De seguida, aplicar na área afetada diretamente ou com uma gaze como proteção. Também se podem usar as folhas das plantas fervidas durante 2-3 minutos que são depois aplicadas da mesma forma. Envolver com um pano ou película aderente de cozinha. Deixar atuar durante 1 – 3 horas.

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

PS. para artigos de Desenvolvimento Pessoal , Saúde e Bem-Estar, subscreve a newsletter mensal *a Vida é Bela* e recebe a oferta do ebook *Top 5 Relaxamento e Serenidade*  .

****************************

Sofia Loureiro – Terapeuta Natural – Health Coach | Palestrante |  Autora

Lic: Biotecnologia | Doutoramento: Química do Ambiente | Mestrado: Naturopatia

Consultas de: Naturopatia Integral & Homeopatia | Florais de Bach & Desenvolvimento Pessoal | Auriculoterapia

Autora:

K_DDP_2020_FINAL_WEB

Plataforma:

blog blueSoPro Verde

 Facebook pinkSofia Health Coach

youtubeSofia Health Coach

iconsofia_healthcoach

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.