8 Dicas TOP para dissolver a ansiedade

baloon

O stress e a ansiedade manifestam-se de vária formas como:

  • irritabilidade,
  • agitação,
  • falta de concentração,
  • insónias,
  • pesadelos,
  • tensão muscular,
  • hábitos nervosos (ex. roer as unhas),
  • falta de apetite,
  • problemas digestivos (diarreia e /ou prisão de ventre, indigestão),
  • tendência a adoecer,
  • boca seca,
  • pulso rápido e palpitações,
  • dor de cabeça,
  • fadiga,
  • fobias, e, em casos extremos, ataques de pânico.

sofia health coach III

Gostaria assim de partilhar com vocês 8 Dicas TOP que ajudam a dissolver a ansiedade, adaptadas do Guia de Remédios Naturais para Mulheres:

  1. – Faça um diário onde anota as condições em que o seu nível de ansiedade aumenta e, sempre que possível, evite essas circunstâncias. Também, ao fazer uma lista dos fatores que a perturbam poderá aprender a geri-los de uma melhor maneira.
  2. – Desabafe com um familiar ou um bom amigo em quem confia, acerca dos seus medos e emoções. O conforto de uma pessoa próxima e a possibilidade de poder expressar a sua angústia podem aliviá-la.
  3. – Certifique-se que dorme bem. Um sono reparador é essencial para evitar estados de ansiedade.
  4. – Praticar exercício físico de forma regular. O exercício físico ajuda a atingir um estado de tranquilidade pela libertação de endorfinas.
  5. – A aprendizagem de técnicas de relaxamento como meditação, respirações profundas, yoga ou visualização, são essenciais para aprender a gerir situações de stress. Para atingir bons resultados, estas técnicas devem ser praticadas a nível diário, durante, pelo menos, 30 minutos a 1 hora, numa atmosfera relaxante. Disciplinas como a yoga e o tai chi contribuem para o bem-estar integral já que reestabelecem o fluxo de energia no organismo através de determinadas posturas e movimentos.
  6. – A arteterapia estimula a criatividade, ajudando a mente a canalizar a sua energia para a capacidade de expressão e, ao mesmo tempo, escapar de pensamentos negativos que causam ansiedade.
  7. – Caminhar descalça em contacto com a terra (ex. praia, relvado), durante, pelo menos, 10 minutos ao dia, ajuda a alivar o stress. Se possível caminhe pela manhã, quando o orvalho ainda está na relva. No campo, não caminhe descalça em áreas em que se aplicaram pesticidas. Tenha em atenção que deve caminhar sempre em áreas limpas e de que não deve ter feridas nos pés. Se não for possível caminhar descalça no campo, faça-o em casa.
  8. -Dentro da psicoterapia, a terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem com sucesso no tratamento da ansiedade. Procure um profissional especializado.

Por hoje é tudo, em breve divulgo mais dicas para a ansiedade.

Até lá, SAÚDE & PAZ

Sofia

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Sofia Loureiro – Terapeuta Natural – Health CoachPalestrante •  Autora

BSc • MNat • PhD

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