As colheitas do Futuro!

Standard

Les Moissons du Futur (As Colheitas do Futuro!) – Marie Monique Robin

Novo documentário de M.M. Robin transmitido no dia 16 de Outubro na Arte Tv!! já no youtube (em francês) Aqui

“Se retirarmos os pesticidas, a produção agrícola vai cair em 40% e não podemos alimentar o mundo. ” – dito pelo chefe da indústria de alimentos francesa em um programa de TV, esta afirmação é repetida ao publico por promotores privados e a agricultura industrial. Por seu lado, após os motins que abalaram o mundo desde 2007, Olivier de Schutter, o relator especial da ONU sobre o Direito à Alimentação da Organização das Nações Unidas, afirma que temos de “mudar de paradigma”, porque “a Agricultura está a criar as condições para a sua própria destruição. ” Para ele, apenas “a agroecologia  pode enfrentar o desafio da fome e Continuar a Ler: satisfazer as necessidades de uma população crescente”, como ele disse, a 8 de março de 2011 no Conselho de Direitos Humanos em Genebra . De acordo com a FAO, teremos de aumentar a produção agrícola em 70% para alimentar os 9 bilhões de pessoas previstas em 2050.

Como chegar lá? É esta pergunta que Marie-Monique Robin tenta responder, levando a sua investigação a quatro continentes (África, Ásia, América do Norte e América do Sul, Europa). Baseando-se no testemunho de especialistas (cientistas e representantes de organizações internacionais), mas também muitos agricultores, ela faz um balanço do modelo agro-industrial, que, depois de meio século, não é capaz de alimentar o mundo enquanto aumenta o aquecimento global, esgota os solos, os recursos hídricos e a biodiversidade, e empurra para as favelas  milhões de camponeses.

No entanto, a Agroecologia é um modelo agronômico e econômico altamente eficaz que representa um futuro produtivo e sustentável. Do México para o Japão, via Malawi, Quênia, Senegal, Estados Unidos e vários países europeus, a pesquisa mostra que “você pode fazer as coisas de forma diferente” para resolver a questão da alimentação de uma forma ambientalmente sustentável. É possível uma revisão a fundo do sistema de distribuição de alimentos oferecendo aos agricultores um papel fundamental nesse desenvolvimento essencial para a sobrevivência da humanidade.

Mais informações sobre o documentário Aqui (em francês)

Livro à venda (em francês) Aqui

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s